RAMED3D FILMS

“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão

A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos planos a serem executados, como o acompanhamento e o mapeamento dos empreendimentos e coletivos de economia solidária no estado.

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A implementação de políticas públicas para incrementar a economia popular e solidária no Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (12), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).

A educadora popular Flaviana Almeida, agente territorial de economia solidária do Programa Paul Singer, fez uma ampla explanação sobre a retomada do trabalho de base e da organização de empreendimentos e coletivos de economia popular e solidária através do mapeamento destes grupos dentro dos territórios identificados em todas as regiões do interior maranhense.

Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Flaviana Almeida explicou que o Programa de Formação Paul Singer de Agentes de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer quem trabalha por conta própria, em grupos, associações ou cooperativas. Ele foi sancionado através da Lei nº 15.068 de 23 de dezembro de 2024, a mesma que criou a Política Nacional de Economia Solidária.

“Passamos por anos difíceis, quando as políticas para o povo foram deixadas de lado. Mas, estamos em 2026! O cenário mudou e a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil. Temos como desafio voltar o olhar para o território e exercitar a escuta atenta para identificar quais são os principais problemas, se estão na saúde, no transporte, na moradia, no emprego ou na falta deles, na educação, na cultura, na comunicação, entre outros”, declarou Flaviana Almeida.

Acompanhamento

Na condição de agente territorial de Economia Popular e Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Flaviana Almeida acrescentou que essa escuta ativa tem se dado através do acompanhamento dos Agentes Territoriais (AGEPs), que são pessoas preparadas para caminhar ao lado de quem faz a economia acontecer dentro do território de forma autogestionada, em redes de solidariedade, com justiça social e respeito ao meio ambiente.

De acordo com a entrevistada, o primeiro passo é o mapeamento. “No Maranhão, já começamos a realizar esse mapeamento e, até fevereiro deste ano, vamos apresentar a sistematização dessa leitura da realidade dos territórios no preenchimento de informações que abordam a história dos Empreendimentos de Economia Solidária [EES], que são associações, cooperativas, cozinhas solidárias, bancos comunitários, sindicatos, e Coletivos de Economia Popular e Solidária [CEPS], formados a partir de três pessoas de no mínimo dois núcleos familiares diferentes que se juntam para realizar alguma atividade econômica”, explicou ela.

Graduada em Ciência Sociais e Psicologia e mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Flaviana Almeida assinalou que o trabalho de pesquisa-ação vai apresentar a sistematização das informações sobre as condições estruturais, as relações de produção e trabalho, finanças, comunicação, saúde e segurança do trabalho.

“É importante divulgar que esse programa quer saber quem são e onde estão e incentivar a organização de EES/CEPS para melhor enxergar a realidade e propor políticas públicas efetivas, por isso, a atualização do CadSol é uma prioridade para identificar os grupos e assim eles deixem de ser invisíveis para o Estado”.

Flaviana Almeida enfatizou que, “com o grupo organizado e cadastrado, as portas se abrem, porque ele é reconhecido e pode-se vender produtos para as escolas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, futuramente, acessar linhas de créditos que não têm as taxas abusivas dos bancos comuns”.

Social Share:

Categories

No Taxonomy Found! Sorry, but nothing matched your selection. Please try again with some different keywords.

Related Post

No Posts Found! Sorry, but nothing matched your selection. Please try again with some different keywords.