RAMED3D FILMS

Socorro Araújo destaca, no ‘Diário da Manhã’, o crescimento do turismo no Maranhão

Investimentos do Governo do Estado em festas, como o Carnaval e o São João, e em segurança, têm atraído muitos visitantes e contribuído para a geração de renda para a população

Agência Assembleia / Foto:  Wesley Ramos

O Maranhão vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país, especialmente no período carnavalesco. A avaliação é da secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, em entrevista ao programa Diário da Manhã desta segunda-feira (16), na qual apresentou dados, estratégias e novos investimentos voltados ao fortalecimento do setor.

Segundo a gestora, o cenário para o Carnaval de 2026 é positivo. “Nas prévias , a gente já tinha 72% de ocupação e uma expectativa de 100% no Carnaval. Não queremos 95%, queremos 100%”, afirmou.

Ela destacou que um dos diferenciais do modelo maranhense é o caráter público da festa. “É um carnaval que você chega e se diverte, não precisa comprar abadá, ele é livre para a sociedade”, ressaltou.

Segurança 

A secretária enfatizou que a segurança pública é um dos pilares para o avanço do turismo no estado. De acordo com ela, há integração entre as pastas de Turismo, Cultura e Segurança, sob coordenação do governador Carlos Brandão. “Ninguém vem a um lugar que não é seguro. A Secretaria de Segurança é parceira do turismo”, pontuou.

Socorro Araújo também defendeu que investimentos em grandes eventos, como Carnaval e São João, devem ser compreendidos como política econômica.

Ela informou que o Maranhão registrou melhora de quase 50% no fluxo de turistas ao longo do ano.

“O dinheiro circula na nossa economia e melhora a qualidade de vida da população”, disse, ao destacar o impacto da cadeia produtiva que envolve desde motoristas até comerciantes de lembranças.

Polos turísticos 

No processo de regionalização, o estado trabalha atualmente com 10  polos turísticos. A secretária explicou que São Luís funciona como porta de entrada para quem visita os Lençóis Maranhenses.

“Ele fica dois ou três dias ou na ida ou na volta… e muitos dizem que o tempo foi curto e pretendem voltar”, relatou. Pesquisa realizada no período junino apontou índice de satisfação de 93% entre visitantes.

Outro eixo destacado foi a qualificação profissional. A Setur, em parceria com a Secretaria de Educação, está oferecendo curso de inglês a distância, com carga horária de 100 horas, voltado a trabalhadores do setor. A modalidade EAD, segundo a secretária, facilita o acesso de profissionais de diferentes regiões do estado.

Voo internacional 

Entre os anúncios, Socorro Araújo detalhou a nova rota internacional da companhia TAP entre São Luís e Lisboa. O voo será permanente, com duas frequências semanais e início previsto para 27 de outubro, com escala técnica em Fortaleza para embarque e desembarque adicionais. “Nós, brasileiros, precisamos conhecer o mundo… o mundo é de conexão hoje”, afirmou.

A secretária também adiantou o calendário de eventos estratégicos. A Expoturismo será realizada nos dias 12, 13 e 14 de março, no Ceprama, quando serão apresentados oficialmente roteiros turísticos estruturados ao longo dos últimos três anos.

Já a promoção do São João do Maranhão 2026 será lançada em São Paulo, de 14 a 16 de abril, durante a feira WTM, com o objetivo de antecipar o planejamento dos visitantes.

Ao final da entrevista, Socorro Araújo reforçou que o turismo exige integração entre setores e convidou maranhenses e visitantes a aproveitarem os circuitos da Litorânea e do Centro Histórico, especialmente a região da Madre Deus, com responsabilidade e espírito de celebração.

Social Share:

Categories

No Taxonomy Found! Sorry, but nothing matched your selection. Please try again with some different keywords.

Related Post

No Posts Found! Sorry, but nothing matched your selection. Please try again with some different keywords.